bluepill

One Pill a Day # 174: Mídia no Banheiro

Os banheiros não ficaram de fora da invasão publicitária que tem tomado conta de todos os espaços públicos e da qual já demos alguns exemplos essa semana. As idéias que se aproveitam desse controverso território se distribuem numa linha que vai da criatividade à impertinência, mas sempre com algum humor e - se é que pode se chamar assim - senso de oportunidade.

Uma empresa chamada Warner Howard, por exemplo, fabrica secadores de mão. Ela criou um secador especial com uma tela LCD acoplada. Assim, a empresa está vendendo espaços de mídia e passa anúncios em suas telas enquanto as pessoas secam suas mãos. Outro caso inusitado é o da empresa que controla a segurança no trânsito da Nova Zelândia: ela colocou, em mictórios de pubs pelo país, um adesivo metálico que revelava uma mensagem (no caso, para não beber e dirigir) quando em contato com a urina. A mensagem desaparece de novo com água fria. Por fim, há o recente “Wizmark”, um aparelho criado para ser colocado no fundo de mictórios, ativado automaticamente, que permite desde tocar um spot até exibir uma seqüência de efeitos luminosos. Intimidade invadida?
Handdryer_2PissMidiamictorio_1   

January 26, 2006 | Permalink | Comments (2)

One Pill a Day # 173: Rejoice e Scotch-Brite em ações urbanas criativas

Os espaços urbanos estão cheios de áreas empregadas para publicidade - laterais de prédios, abrigos de ônibus, outdoors etc - o resultado são cidades cobertas de peças dos mais variados tamanhos, tipos e anunciantes. Com isso, o indesejado efeito wallpaper acaba sendo inevitável. Entretanto, há quem enxergue em alguns elementos tipicamente urbanos, mas deixados de lado por um ou outro motivo, a oportunidade de inovar: o BluePill de hoje traz duas ações implementadas em locais improváveis, muito poluídos visualmente, mas que através de idéias bacanas foram capazes de se tranformar em “espaços de mídia” poderosos.

Assim fez a Rejoice em Bangkok, na Tailândia, ao colocar pentes gigantes sobre fios emaranhados para divulgar seu novo condicionador de cabelos. Um outro exemplo é o da Scotch-Brite, em Portugal. No esforço de promover sua esponja apagadora, adesivos foram colados em muros sujos ou grafitados. Eles simulavam a ação da esponja, limpando um pedaço do muro e o tornando branco.

ScotchRejoice 

January 25, 2006 | Permalink | Comments (0)

One Pill a Day # 172: Subway aposta em propaganda "in-game"

Segundo uma pesquisa realizada nos EUA, os homens estão vendo cada vez menos TV e jogando mais videogame. Aproveitando-se da tendência, surgiu no mercado esse ano a agência Engage, especializada em propaganda “in-game” (ou seja, anúncios virtuais que compõem o cenário dos jogos).

Um dos clientes da nova agência é a rede de lanchonetes Subway. Ela decidiu colocar cartazes virtuais em cenários de Counter Strike, jogo de tiro online em primeira pessoa mais conhecido do mundo. Os cenários com os anúncios são distribuídos via internet e servidores multiplayer, aproveitando o fato de que os jogadores sempre procuram novas arenas para variar suas partidas. Como esses mods são substituíveis, os anúncios podem ser mudados com o tempo, através de uma simples troca de arquivos. Além do mais, é possível escolher quais servidores receberão os “mods”, sendo possível segmentar os anúncios para regiões específicas.

O único problema é que os “mods” não pagam direitos autorais aos criadores dos jogos. Se o seu uso para propaganda se tornar uma tendência, isso pode acarretar em um grande mal-estar entre fabricantes de games ou então a regulamentação de um novo tipo de mídia.Cssubway
Subway

January 24, 2006 | Permalink | Comments (1)

One Pill a Day # 171: Narrowcasting

Quando se pesquisa a compra de mídia, um dos fatores que são levados em conta é o grau de dispersão da mensagem, ou seja, quanto do público impactado não é público-alvo. Essa perda de foco nas mensagens é considerável quando sistemas abertos de broadcasting, como TV e rádio, são utilizados.

Hoje o BluePill fala de uma tendência que não só resolve o problema, mas também oferece muitas novas possibilidades à transmissão de imagem e som: o narrowcasting. É com certeza um termo para o qual vamos querer estar atentos nos próximos anos - significa poder enviar programação para um número controlado de pessoas. E essa programação, claro, vai incluir publicidade.

TV a cabo é o mais perto que chegamos de narrowcasting hoje, mas com a chegada da TV digital e uma maior integração entre internet, TV e rádio, será possível disponibilizar programação específica para recortes geográficos e demográficos cada vez mais refinados. Na prática isso significará, por exemplo, transmitir um anúncio somente para um determinado bairro (privilegiando anunciantes cujos negócios têm pequena abrangência) ou anúncios de moda a quem assiste muitos programas nesse gênero. Agora é só esperar.
Narrow_image

January 23, 2006 | Permalink | Comments (0)

Vitrine da Semana # 30: Levi's+iPod

A Levi’s, marca de jeans mais famosa do mundo, foi criada em 1873 por Levi Strauss, mas recentemente provou estar antenada com novas tendências. Conforme anunciou esse mês, a empresa lançará, em meados desse ano, o RedWire DLX, um par de jeans concebido especialmente para a integração com o gadget do momento: o iPod.

O RedWire DLX abrigará o iPod e possuirá, em um de seus bolsos, uma espécie de joystick para controlar o player. Também são prometidas outras inovações, como headphones retráteis. Já existem outros tipos de roupa adaptáveis para o iPod, mas a Levi’s torna-se a pioneira em fabricar jeans nesse sentido. Além do mais, é uma marca de peso e a peça tem tudo para se tornar (desde já) objeto de desejo de muita gente.
Levisipod

January 19, 2006 | Permalink | Comments (0)

One Pill a Day # 170: Rumormaker

Que tal criar um escândalo envolvendo seus melhores amigos (ou inimigos)? No site “Rumormaker”, recentemente lançado na internet, é possível gerar falsas matérias de capa de tablóides, com notícias inventadas, e enviar por e-mail para quem você desejar. A aparência é realista, e a interface permite ao usuário fazer também o upload de uma foto à escolha.

A ação, na verdade, é parte do pacote promocional de “Rumor Has It...”, filme com Jennifer Aniston e Kevin Costner cujo nome em português é “Dizem por aí...”. Além da foto, os “rumores” são totalmente personalizáveis no título e no texto, podendo o internauta também utilizar o “rumormaker” propriamente dito: uma ferramenta que constrói um texto aleatório que conta uma fofoca sobre alguém. É com certeza uma maneira viral divertida – e pertinente - de divulgar o filme.
Rumormaker

January 19, 2006 | Permalink | Comments (0)

One Pill a Day # 169: Beach'n'Billboard

Uma empresa chamada Beach’n’Billboard criou uma nova maneira de se fazer propaganda: ela “imprime” anúncios na areia das praias criando, assim, outdoors gigantescos e com grande impacto. Funciona assim: de manhã cedo, no momento da limpeza das praias, uma máquina é responsável pela impressão na areia, e os anúncios (que cobrem toda a extensão das praias) são personalizados de acordo com o anunciante. Presente nos Estados Unidos, Holanda, Portugal e Porto Rico, a Beach’n’Billboard já trabalha para clientes como 7 Up, SoBe e Yellow Book.

Na verdade, as ações fazem parte de um projeto chamado “Support-a-Beach”: abaixo de cada anúncio impresso, existe a frase “Please don’t litter”, ou seja, não jogue lixo na praia. Assim, a empresa consegue a autorização e incentivo das prefeituras locais, pois já foi confirmada uma redução de 20% de lixo nas praias onde essas ações ocorrem.

Img217upbeachImg06_1

January 18, 2006 | Permalink | Comments (22)

One Pill a Day # 168: Adidas e Google Earth

O Google Earth, criado no ano passado, é um programa de visualização em 3D de todo o território do planeta, junto a informações geográficas selecionadas pelo usuário. Sustentado por imagens de satélite, o grau de realismo das imagens é alto. Por isso, o programa já está sendo difundido como referência de imagem na televisão, no cinema e na internet.

Recentemente, a Adidas Austrália lançou uma promoção na web cuja mecânica envolve o Google Earth. Os vencedores de um quiz ganham uma bola oficial da Copa do Mundo. O jogo, chamado “+10 Playoff”, é um plugin para o programa do Google com 10 perguntas sobre futebol. As perguntas são associadas a locais do globo, e este gira mostrando as localidades e dando dicas aos jogadores. Além disso, o pacote inclui animações em flash da Adidas, proporcionando uma maior experiência de marca. Uma parceria inovadora, que com certeza abre margem para a exploração de outras idéias nesse território.
Adidasearth

January 17, 2006 | Permalink | Comments (0)

One Pill a Day # 167: Adfleet

Já mostramos em posts anteriores do BluePill alguns formatos de mídia para rodas de veículos nas ruas. Uma empresa americana, chamada Adfleet, criou um outro formato dentro desse terreno e já trabalhou para anunciantes como Virgin e TacoBell.

A Adfleet desenvolve o que ela chama de “Caption”, peças montadas sobre as rodas e fixadas em um pêndulo, de forma a permanecerem estáticas mesmo com  o carro em movimento. A nova mídia chama a atenção, pode viajar por diversos pontos das cidades e vem cada vez ganhando mais adeptos: na semana passada, por exemplo, 150 táxis começaram a circular em Dallas, no Texas, tendo suas rodas equipadas com “Caption”. Eles estão promovendo o time de basquete local Dallas Maverick, da NBA.

Em 2005, uma adaptação desse mesmo tipo de mídia rendeu um leão de bronze em Cannes para a Ford, na categoria outdoor (veja foto abaixo): uma picape Ford Ranger circulou pelas ruas na Malásia com uma simulação de travas anti-roubos nas rodas, demonstrando a força da tração do veículo.

WwcampAdfleet

January 16, 2006 | Permalink | Comments (0)

Vitrine da Semana # 29: RSStroom reader

Saber de certas idéias - independente de terem se tornado reais ou não - é uma boa maneira de manter a cabeça aberta para o novo. Pois bem, está sendo propagada aos quatro ventos online a notícia de que uma empresa de Taiwan chamada Yi Tien teria anunciado uma nova aplicação para tecnologia RSS (formato de arquivo que agrupa atualização de conteúdos de diferentes fontes pré-selecionadas).

Até aí, sem novidades - a diferença (insólita) está na “interface” usada para receber o tal conteúdo. Um porta papel higiênico dotado de impressora e placa de rede wireless proveria os tais feeds de RSS diretamente do banheiro. O gadget, batizado de “Rsstroom reader” ainda seria capaz de identificar diferentes usuários de acordo com o peso captado por dispositivos acoplados ao sanitário. Dessa forma, a máquina poderia prover conteúdo customizado para cada morador de uma mesma casa, por exemplo.

As chances de RSStroom reader ser um hoax - inspirado, mas um hoax - são grandes. De qualquer maneira, não houve como conter o buzz criado em torno da suposta invenção da Yi Tien ou mesmo impedir que uma aplicação publicitária fosse inventada: já circula na rede a informação de que a máquina poderia imprimir também anúncios. Só nos resta torcer para essa funçãozinha extra não sair do papel (ooops…) nunca.
Rsstroom_reader

January 13, 2006 | Permalink | Comments (0)

»

January 2006

Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Recent Posts

  • One Pill a Day # 174: Mídia no Banheiro
  • One Pill a Day # 173: Rejoice e Scotch-Brite em ações urbanas criativas
  • One Pill a Day # 172: Subway aposta em propaganda "in-game"
  • One Pill a Day # 171: Narrowcasting
  • Vitrine da Semana # 30: Levi's+iPod
  • One Pill a Day # 170: Rumormaker
  • One Pill a Day # 169: Beach'n'Billboard
  • One Pill a Day # 168: Adidas e Google Earth
  • One Pill a Day # 167: Adfleet
  • Vitrine da Semana # 29: RSStroom reader

Archives

  • January 2006
  • December 2005
  • November 2005
  • October 2005
  • September 2005
  • August 2005
  • July 2005
  • June 2005
  • May 2005
Subscribe to this blog's feed